Cocada cremosa de umbu-cajá e um pouco da história do coco no Nordeste
   15 de agosto de 2021   │     14:00  │  0

Hoje eu vou falar sobre um fruto que faz parte das receitas mais tradicionais do nordeste: o coco. Mas antes de chegar à receita que é de dar água na boca, eu quero compartilhar um pouco sobre a história desse ingrediente tão fundamental para a comida nordestina.

Pouca gente sabe, mas a origem do coqueiro não é um consenso. Alguns pesquisadores afirmam que ele veio da África, junto com as populações escravizadas. Outros acreditam que o coqueiro surgiu em arquipélagos do Pacífico e na Ásia. Independente de qual seja a sua origem, a verdade é que tantas centenas de anos depois, os coqueirais se tornaram uma marca do nordeste brasileiro.

Além das paisagens idílicas do nosso litoral, os cocos também fazem parte dos sabores e memórias da nossa gastronomia. As nossas cocadas, a brasileira, a centenária receita de mingau pitinga, a peixada… São muitas delícias que têm como base o coco ou o leite de coco. Eu guardo uma especialmente na memória: o doce de coco verde da tia Mema.

Hoje eu vou compartilhar uma receitinha que eu adoro e que vocês também vão gostar: uma cocadinha com polpa de umbu-cajá maravilhosa. Vamos ao preparo?

Cocadinha cremosa de umbu-cajá

Ingredientes:
300g de coco fresco ralado
200g de leite condensado
100g de açucar
50g de amendoim
2 polpas de umbu-cajá sucolândia

Modo de preparo:
Em uma panela, torre o amendoim e reserve. Em outra panela, coloque as polpas de umbu-cajá, o açúcar e deixe reduzir até formar uma calda. Em seguida retire a espuma que se forma em cima da calda para que fique somente a parte translúcida na panela. Quando a calda fizer a textura de fio, parecendo um mel, acrescente o coco ralado e mexa bem. Em seguida, adicione o leite condensado e continue mexendo. Adicione o amendoim e mexa mais um pouco.

Prontinho!

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *