Dama da gastronomia alagoana e dona do meu coração, viva vó Yêda!
   4 de setembro de 2021   │     11:03  │  0

 

Dama da gastronomia alagoana e dona do meu coração, vó Yêda Rocha está completando 90 anos neste sábado, 04 de setembro, com muitas histórias vividas e boas gargalhadas pelo caminho. Peço licença aos leitores para mais uma vez declarar o meu amor a ela e registrar sua importância para a gastronomia alagoana.

Do Engenho Varrela, em São Miguel dos Campos, vó Yêda marcou seu nome na história da nossa culinária ao lado de suas 5 irmãs. As irmãs Rocha, como ficaram conhecidas, formaram um capítulo importante da história dessa mulher que é uma fortaleza e encanta a todos que estão por perto.

Vó Yêda e suas irmãs criaram receitas que se transformaram em ícones da nossa culinária, como o Camarão de Cueca e a Caldeirada de Frutos do Mar com Mingau Pitinga, que compartilho com vocês hoje.

O talento se transformou em restaurante, em livro e em inspiração para mim e tantos outros. Mais do que criar receitas, elas mantiveram uma tradição, a tradição dos sabores dos engenhos de Alagoas.

Sou o que sou graças à ela que é a minha grande inspiração na cozinha e na vida. Seu jeito bem humorado, o gosto por festejar as coisas boas da vida e brindar às conquistas são marcas de vovó que vejo em mim e que me deixam orgulhoso e feliz pela sua existência.

E por falar em festejar, vamos aos festejos porque a data merece.

Parabéns, vó Yêda! Amo muito você.

Confira aqui o vídeo gravado em 2018, em que ensino a fazer a tradicional receita de vó Yêda!

Ingredientes da receita:

1/2 kg de massa puba de mandioca
200 g de manteiga
2 cebolas grandes
500 ml de leite de coco
1 litro de leite
sal a gosto

Bom apetite!

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *