O inconfundível melaço de cana!
   23 de abril de 2022   │     10:04  │  0

 

Quando a gente pensa em gastronomia, geralmente vêm à mente pratos clássicos e uma ideia de rebuscamento, de sofisticação… Então, de imediato, parece muito distante do nosso dia a dia, mas a gente esquece que aquelas receitas que saltam aos olhos e, principalmente, conquistam nosso paladar têm em sua composição ingredientes simples, que estão ali à distância do braço, na nossa cozinha.

Por ter acompanhado vó Yêda de pertinho, cozinhando e fazendo receitinhas maravilhosas, com ingredientes simples e bastante acessíveis, sempre tive muito forte em mim a ideia de trazer esses elementos em meus pratos. Quem acompanhou o programa Mestre dos Sabores, na Globo, talvez se lembre de alguns deles.

E um ingrediente, que é muito tradicional aqui no Nordeste, especialmente em Alagoas, é o melaço de cana, que, como o nome já diz, vem da cana-de-açúcar. Logo depois da extração do caldo, a cana passa por um processo de clareação e é fervida nos famosos tachos de bronze, produzindo um caldo espesso, de cor escura e de um sabor adocicado que nos remete ao caramelo com um fundinho de amargor inconfundível… Nossa! Só de lembrar já me dá água na boca. Uma delícia!

Ah! Além de saboroso, o melaço também é rico em diversos nutrientes, o que faz com que ele também seja usado como adubo natural, garantindo uma safra farta e nutritiva. Mas isso só foi descoberto bem depois, porque, no começo, lá no tempo dos engenhos, o melaço era utilizado mesmo na alimentação, como acompanhamento. E o meu jeito favorito de comer melaço de cana é com um queijinho coalho assado na beira da praia. Bom demais!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *