Carne de sol: de método de conservação à iguaria nordestina
   25 de fevereiro de 2021   │     19:23  │  1

Hoje eu vou falar pra vocês sobre mais uma iguaria que surgiu há séculos e faz parte da nossa história, a carne de sol. Tradicionalmente vinculada a cidade de Picuí, na Paraíba, considerada a capital mundial da carne de sol, ela também é muito consumida em Alagoas. Ela vai bem na chapa com manteiga de garrafa, no escondidinho com macaxeira ou na nata.

A técnica de secar partes dos animais ao sol para manter a conservação para o consumo foi bastante comum em diversas partes do mundo. Ao mesmo tempo, os portugueses tinham o hábito de conservar os alimentos com sal. Da união dessas duas técnicas, surgiu a carne de sol.

Centenas de anos depois, a carne de sol não é mais levada ao sol, como antes. Além do sal, a carne é submetida à temperatura gelada e depois passa por um processo de secagem. O sabor é diferente daquele de antigamente, mas ainda é delicioso.

Vamos aprender a fazer uma tapioca maravilhosa, rendada, com carne de sol na nata? Pega a receitinha e não esquece de me contar o que achou!

Receitinha: Tapioca rendada com carne de sol na nata

Ingredientes:

  • Carne de sol
  • manteiga de garrafa
  • cebola roxa
  • cebolinha
  • creme de leite
  • queijo coalho
  • goma de tapioca
Passo 1:

Na frigideira adicione a manteiga de garrafa, a carne de sol e a cebola roxa. Espere dourar. Adicione o creme de leite e apague o fogo. Adicione a cebolinha.

Passo 2:

Em outra frigideira adicione o queijo coalho ralado e deixe derreter um pouco. Adicione a goma de tapioca peneirada, vire o lado, adicione o recheio e corte ao meio.

Que desfrutem!

 

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Antonio Angelo

    Bom dia Chef. Executei as receitas da crepioca mas fiz o recheio com goiabada e queijo Brie. Ficou legal.
    A informação sobre a carne do sol foi válida e me lembro a primeira vez que vim a Alagoas nos anos setenta, em Penedo e vi a meu tio fazer a carne do sol ao sol(rsrsrs). Ele tinha um cachorro que tomava conta da carne no varal espantando os urubus que eram atraídos pelo cheiro. Hoje faço a carne do sol lá na casa de Praia perto de Milagres (Marceneiro) . E a galera gosta.
    Continue com este blog, pois é muito positivo. Tô lligado.
    Um forte abraço.
    Antonio Angelo

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *