Uma pausa nas carnes: explorando uma receita vegana com a Tógumelos
   24 de abril de 2021   │     20:25  │  0

 

Já parou pra pensar em como a relação com a carne sempre marcou o nosso jeito de viver e se alimentar? E isso vem desde muito tempo, quando os nossos ancestrais aprenderam a caçar pra sobreviver. Por outro lado, os cogumelos tinham apelo sagrado no Egito Antigo e eram destinados apenas aos faraós. Na China sempre foi respeitado e até hoje é aclamado por suas propriedades naturais.

Mas foi no Japão do início do século XX que foi descoberto o que carnes e cogumelos tem em comum: delicioso ou Umami (em japonês) é considerado o quinto e mais poderoso sabor. O que pode tornar um prato mais palatável e de maior saciedade. Em resumo: um verdadeiro potencializador de sabor, presente em carnes maturadas, aspargos, queijos e em cogumelos de todas as espécies.

Inspirado neste último ingrediente que eu amo, e na onda da alimentação natural e livre de proteína animal, vou ensinar a vocês uma receita super prática e literalmente deliciosa: um talharim de cenoura com ragu de cogumelos, que leva um toque de cebolinha com azeite de trufa e vai deixar vocês lambendo os dedos.

Nessa receita compartilhada com minha querida Gilka Mafra na primeira temporada do seu novo programa na Tv Gazeta, Isso é Alagoas, vamos trabalhar com cogumelos Shimeji pretos e brancos da Tógumelos, que é uma empresa genuinamente alagoana, o que é maravilhoso porque podemos consumir essa iguaria fresquinha, com toda a qualidade.

Todo o processo da Tógumelos acontece em estufas adaptadas e climatizadas com temperatura, umidade, ventilação e luminosidade super controladas. Além disso, são usados substratos à base de maravalha de madeira, farelo de grãos e bagaço de cana, que passam por um processo de pasteurização para, então, dar origem à colonização dos cogumelos. Tudo com a melhor qualidade.

Não é massa? Pois bem. Vamos aos ingredientes!

  • Shimeji Preto
  • Shimeji Branco
  • Cebolinha
  • Azeite de oliva
  • Cenoura
  • Shoyo
  • Pimenta móida
Passo 1: Ragu de Cogumelos

Adicione os cogumelos na frigideira com o azeite. Corte a parte branca da cebolinha e adicione também à frigideira. Aguarde dourar para poder mexer.

Passo 2: Talharim de cenoura

Rale a cenoura, coloque em um recipiente. Adicione pimenta do reino. Na frigideira (que pode ser a mesma utilizada com os cogumelos) coloque o azeite e uma colher de sopa de shoyo. Espere. Adicione os cogumelos, mais cebolinha picada e voilà!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *