Um ícone da história da gastronomia, o pão é a estrela da Back Bakery
   30 de julho de 2021   │     13:04  │  0

Essa história começa com uma vontade de voltar aos ensinamentos ancestrais da panificação. Poucos alimentos são tão emblemáticos como o pão, estima-se que ele surgiu há mais de 12 mil anos, na época em que o trigo começou a ser cultivado na Mesopotâmia.

Pensando em revisitar esses ensinamentos, surgiu a Back Bakery, do Luís e da Débora, ele carioca e ela alagoana. O nome Back em inglês significa voltar. Uma volta à fermentação lenta e selvagem, utilizando trigo de origem. Nas receitas, eles utilizam apenas água, farinhas de altíssima qualidade sem aditivos químicos, sal marinho e muitas horas para uma boa fermentação.

O uso do fermento natural aumenta a biodisponibilidade de nutrientes e minerais, fazendo com que os pães sejam mais saudáveis, com menor índice glicêmico. A fermentação prolongada é amiga de uma boa digestão, mesmo para as pessoas que tem sensibilidade ao glúten.

Eles que começaram em 2019 como delivery agora também são um Bistrô, que funciona no Boulevard Pajuçara. Rua Dr. Lessa de Azevedo, 35, Loja 7, Pajuçara. O pão continua sendo o carro-chefe e por isso mesmo vou compartilhar com vocês uma receitinha maravilha com a fórmula do pão desenvolvida pelo casal, inspirada na panificação ancestral.

Separa os ingredientes e mãos na massa!

 

Ingredientes:

400g de farinha de trigo
100g de farinha integral
320g de Água
200g de levain
10g de sal marinho

Modo de preparo:

Misture as farinhas e acrescente a água aos poucos. Deixe descansar por 40 min. Em seguida, misture o levain e depois o sal. Sove a massa para desenvolver o glúten. Faça 2 sequências de dobras a cada 30 min. Deixe a massa descansar por 1 hora coberta.
Após o descanso, é hora de bolear e aguardar uns 20min. Em seguida, fazer o shape e deixe a massa fermentar no cesto de fermentação ou no couchê. Asse a 250 graus por 38min na panela de ferro, lastro ou convecção.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *