PANCs: opções saudáveis e deliciosas
   14 de maio de 2022   │     9:53  │  0

Quando a gente fala de PANCs, quem está ao lado sempre acha que estamos falando do movimento musical de rock lá dos anos 1970, mas na verdade a gente está se referindo às plantas alimentícias não convencionais, como ora-pro-nóbis, flor de abóbora, clitória, begônia, dente-de-leão, flor de hibiscos e tantas outras. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como o próprio nome já diz, PANCs, plantas não convencionais, geralmente não estão inclusas no nosso cardápio: ou por falta de conhecimento e oportunidade ou por puro preconceito. Para se ter uma ideia, há algum tempo até a rúcula era considerada uma erva daninha. Um dos fatores que contribuem para essa falta de conhecimento é o difícil acesso a essas plantas em supermercados, por exemplo. 

Antigamente, com a vida majoritariamente no campo, era muito comum o uso dessas plantas no dia a dia, e esse comportamento tem voltado aos poucos. Com a disseminação de informação, as PANCs têm ganhado cada vez mais espaço e visibilidade. Já se sabe que para uma dieta mais diversa e saudável, vale a pena incluí-las na alimentação do dia a dia. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O dente-de-leão, por exemplo, é rico em vitaminas A e C, suas flores e folhas podem ser consumidas e suas raízes torradas são uma excelente bebida para os amantes do café, pois tem um sabor bem parecido.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O hibisco, mais conhecido no mundo fitness, é anti-inflamatório, antioxidante e é um aliado no combate à pressão alta.

Foto: Quadrado Pousada.

Aqui “no meu quintal”, em São Miguel dos Milagres, é bastante comum a gente ver a clitória, uma PANC belíssima, toda roxinha, muito usada em saladas, chás e óleos essenciais. Da família do feijão e da ervilha, a clitória é rica em muitos nutrientes, sendo indicada até para picada de cobra!

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre as PANCs? Continue acompanhando o blog que, em breve, tem receitinha com uma dessas riquezas! 

 

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *