Promessa é dívida! Como falei na semana passada, hoje vou trazer a receita que apresentei no 36º Encontro Nacional da Abrasel, e que, modéstia à parte, fez o maior sucesso. O bolo de macaxeira que usei na receita carrega muita história, e um de seus personagens principais é o seu Badeco, que encanta todo mundo com esse bolo incrível lá em Riacho Doce, onde ele também serve beiju, brasileiras e o famoso bolo de massa puba,
Como a gente sabe, Riacho Doce é famoso pelos seus quitutes vendidos em barracas na beira estrada. Lá a gente encontra produtos feitos principalmente à base de mandioca, como bolos, pés de moleque, tapiocas e beijus. Seu Badeco é uma figura ilustre na região e há 45 anos marca presença com seus preparos, como o bolo de macaxeira feito em forno de chão, construído com tijolos, do jeitinho que pede a tradição.
E esse bolinho tradicional do Nordeste harmonizou perfeitamente com doce de leite de café e tartar de banana, a receita que apresentei lá no encontro da Abrasel. Mas eu garanto: também vai ficar uma delícia acompanhado de um café quentinho, passado na hora. Deu água na boca? Então anote os ingredientes pra fazer aí na sua casa:
- 500g de macaxeira ralada (crua);
- 1 e 1/2 xícara de chá de açúcar (270g);
- 2 colheres (sopa) de manteiga (40g);
- 2 ovos;
- 1 garrafinha de leite de coco (200 ml).
Modo de fazer:
- Numa tigela grande, junte o açúcar, os ovos e a manteiga;
- Misture bem até dissolver o açúcar e adicione o leite de coco;
- Por último, acrescente a macaxeira ralada e misture até que fique bem homogêneo (massa fica um pouco mole por não levar farinha de trigo);
- Despeje numa forma untada com manteiga;
- Leve para assar em forno preaquecido, 180Cº, por cerca de 50 minutos;
- Espere amornar, desenforme e sirva.
Ah! Se fizer essa receita, não deixe postar e de me marcar (@chefserginhojuca) e marcar a Gazetaweb (@gazetaweb). A gente vai adora ver o resultado!
- Foto: Abrasel.
- Bolo de macaxeira do seu Badeco.
- Bolo de massapuba e pé de moleque, comuns da região de Riacho Doce.