Feira Sustentável em Maceió: Experiência Gastronômica e Araruta, já ouviu falar ?
   14 de junho de 2023   │     17:00  │  2

Opa pessoal. No blog de hoje, vamos falar sobre a Feira Sustentável, que me proporcionou uma experiência gastronômica incrível neste final de semana. Além de detalhes sobre a feira e toda a sua diversidade culinária, vamos abordar um pouco sobre a história da araruta, um dos alimentos comercializados na feira, mas que não é tão fácil de encontrar em supermercados e feiras tradicionais e que não conhecia. Vamos lá!

Verduras e Folhagens orgânicas – Feira Sustentável

A Feira Sustentável acontece no corredor da Vera Arruda, na Jatiúca, em Maceió. Todo segundo domingo do mês. O evento reúne 38 agricultores de diferentes municípios de Alagoas, trazendo uma variedade impressionante de produtos frescos, exóticos e regionais, como tapioca, beiju, pé de moleque, além de alimentos sem glúten, como pães, empadas e maioneses de queijo à base de castanha de caju.

 

Na feira, pude conhecer marcas como a Moa Cozinha Natural, que oferece uma variedade de brownies, bolos, panetones e outras delícias voltadas para a confeitaria vegana e sem glúten. É interessante notar que esses produtos são saborosos mesmo sem o uso dos ingredientes tradicionais que costumam conter proteína animal. Por exemplo, os brownies são feitos com farinhas de amêndoas e arroz, cacau 100%, óleo de coco, chocolate meio amargo, açúcar demerara e nozes.

Produtos da marca Moa Cozinha Natural.

Minha mãe escolhendo produtos  da marca Moa Cozinha Natural, na Feira Sustentável, em Maceió.

Outra marca presente na feira é a Doce Ardor, que oferece pimentas e geleias com sabores fantásticos. A variedade é impressionante, incluindo pimenta premium maturada, pimenta biquinho, pepino em calda agridoce, geleia de pimenta agridoce, geleia de gengibre agridoce e muito mais. É gratificante ver tantos produtores locais apresentando produtos de alta qualidade.

Produtos da marca Doce Ardor.

Produtos da marca Doce Ardor, na Feira Sustentável, em Maceió.

A feira reúne uma diversidade tão grande que é difícil dizer qual produto gostei mais ou mencionar todos os profissionais, chefs e produtores excelentes que estavam presentes. Vale ressaltar que a Feira Sustentável também oferece produtos que geralmente não são encontrados em feiras tradicionais, como cacau, araruta e pepininho, todos orgânicos.

E falando em araruta, vocês conhecem esse alimento? Na feira, a araruta me chamou bastante atenção, por nunca ter ouvido falar. Vamos contar um pouco sobre ela.

A araruta é um alimento originário da América Central e do Sul, sendo amplamente utilizado na culinária dessas regiões. Ela é derivada da raiz da planta Maranta arundinacea, conhecida como “araruta verdadeira”. O cultivo dessa planta é predominante em países tropicais, incluindo o Brasil, Colômbia, Peru e Índia.

Araruta, na Feira Sustentável, em Maceió.

Araruta, na Feira Sustentável, em Maceió.

A araruta é valorizada por suas propriedades amiláceas, ou seja, seu alto teor de amido. Ela é rica em amido resistente, um tipo de carboidrato que não é digerido no intestino delgado e atua como uma fibra alimentar. Por esse motivo, a araruta é uma opção interessante para pessoas com intolerância ao glúten, pois é naturalmente livre dessa proteína.

Na culinária, a araruta é utilizada como espessante, conferindo consistência a sopas, molhos, pudins, cremes e outras preparações. Ela pode ser utilizada como substituto da farinha de trigo em receitas sem glúten. Além disso, a araruta é conhecida por conferir leveza e maciez às preparações, resultando em texturas delicadas.

Alguns exemplos de pratos feitos com araruta são o mingau de araruta, que pode ser preparado adicionando a araruta em leite quente, adoçando a gosto e cozinhando até engrossar. Essa é uma opção leve e nutritiva para o café da manhã ou lanche. Outra opção é o pudim de araruta, em que o amido de araruta é utilizado como espessante, resultando em uma textura delicada e suave. Pode-se adicionar sabores como baunilha, chocolate ou frutas para variar. Além disso, a araruta pode ser utilizada como espessante em molhos e cremes, conferindo consistência e uma ótima textura.

É importante ressaltar que a araruta é uma fonte de energia, vitaminas e minerais, como potássio, magnésio e ferro. Também possui propriedades digestivas, sendo recomendada para pessoas com problemas estomacais ou intestinais.

Embora não seja tão fácil encontrá-la em supermercados convencionais ou feiras comuns em Alagoas, é possível adquirir araruta em pó em lojas especializadas em produtos naturais, orgânicos ou sem glúten. Além disso, com a Feira Sustentável, agora você sabe onde encontrá-la. Vale a pena conferir e descobrir o que mais chama a sua atenção e se encaixa na sua rotina alimentar.

Feira Sustentável no corredor da Vera Arruda, na Jatiúca, em Maceió.

A Feira Sustentável é organizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e acontece das 8h às 12h. Não deixem de visitar e conferir os produtos de Flexeiras, Palmeira dos Índios, Igaci, Rio Largo, Murici, Messias e Girau do Ponciano…

Espero que tenham gostado do blog de hoje. Até a próxima!

Tags:, , , , , , , , , , ,

COMENTÁRIOS
2

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Edjer

    Qdo era menina ouvia minha mãe falar em araruta!!!!!! Ñ lembro como ela usava mas esse nome me é familiar! Doces afetos da infância!!!

    Reply
  2. Marcelo

    Serginho Jucá, legítimo herdeiro do talento culinário das inesquecíveis Irmãs Rocha, que durante tanto anos encantaram com as suas delícias os paladares mais exigentes, traz uma excelente abordagem acerca desta iniciativa que é a Feira Sustentável Sabor do Campo. À guisa de esclarecimento, infelizmente por questões diversas, a Feira só funciona nos segundos domingos de cada mês, portanto fiquem atentos pois no segundo domingo de julho a Feira Sustentável estará novamente à disposição de vocês, com os produtos maravilhosos citados por Serginho e outras surpresas. Esperamos por vocês!!

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *