Explorando as Regiões de Alagoas: Gastronomia e Cultura no 1° Encontro das Instâncias do Turismo
   28 de junho de 2023   │     9:39  │  0

Opa pessoal, no blog de hoje vamos explorar as delícias gastronômicas de Alagoas durante o 1° Encontro das Instâncias de Governança Turística do estado.  Esse evento incrível foi realizado no dia 20 de junho pelo Sebrae, entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro pequenas empresas. Especialmente para o evento, realizado na sede do Sebrae, em Maceió, eu tive a honra de criar um menu especial que homenageou cada uma das regiões de Alagoas: Quilombos, Agreste, Caatinga, Cânions do São Francisco, litoral norte e litoral Sul.

Sandy Fatias, Serginho Jucá, Juliana Almeida, Beto Macias e Renata Fonseca.

A gastronomia alagoana é parte integrante do turismo local e reflete os traços culturais e a riqueza dos produtos e ingredientes de cada região. Cada prato é único e conta uma história enraizada em nossa cultura. Pensando nisso, desenvolvi um menu exclusivo para o evento, destacando os produtos característicos de cada região.

Vamos dar uma olhada nesses pratos incríveis que enalteceram a diversidade gastronômica de Alagoas! Para a região do Agreste, que é conhecida pela produção de cachaça, criei um delicioso Laco paco de Caju, uma espécie de licor feito com cajus frescos. Já para a região do litoral Sul, que se destaca pelo sururu, carapeba e quiabo, preparei uma carapeba grelhada com sururu no coco e quiabo frito.

Prato do Litoral Norte - Chips de macaxeira, acompanhados de alioli e camarão. Prato do Agreste - Laco Paco de Caju. Prato do Litoral Sul - Carapeba gralhada com sururu no coco e quiabo frito.

Prato do Litoral Norte – Chips de macaxeira, acompanhados de alioli e camarão. Prato do Agreste – Laco Paco de Caju. Prato do Litoral Sul – Carapeba gralhada com sururu no coco e quiabo frito.

No litoral norte, o item a ser explorado era a macaxeira e fiz um chips de macaxeira acompanhados de alioli de camarão. Para os Quilombos, que têm uma rica tradição culinária, criei um crispy de carne de sol com feijão verde na nata e uma emulsão de jerimum picante com mel. Na região da Caatinga, conhecida por sua vegetação adaptada à seca, o prato foi um delicioso carneiro cozido ao vinho com farofinha de cuscuz, ovo e vinagrete de maxixe. E, para finalizar, na região dos Cânions do São Francisco, apostei em um refrescante sorvete de tapioca com calda de umbu, queijo coalho grelhado e ouricuri torrado.

Prato do Quilombos - Crispy de carne de sol com feijão verde na nata e uma emulsão de jerimum picante com mel.

Prato do Quilombos – Crispy de carne de sol com feijão verde na nata e uma emulsão de jerimum picante com mel.

Essa diversidade gastronômica reflete a variedade de cultivos e condições climáticas de cada região de Alagoas. Cada local possui características únicas que influenciam a produção de alimentos e resultam em sabores autênticos e surpreendentes.

Vamos agora explorar um pouco mais sobre as características de cada região de Alagoas:

Quilombos: Os Quilombos são comunidades formadas por descendentes de escravos que resistiram à escravidão. Em Alagoas, encontramos diversos Quilombos que preservam a cultura, tradições e história afro-brasileira. Esses locais são ricos em manifestações culturais, como música, dança e culinária típica. Visitar os Quilombos proporciona uma imersão na cultura afro-alagoana e a oportunidade de conhecer a luta e a resistência dessas comunidades.

Agreste: O Agreste é uma região de transição entre o litoral e o sertão de Alagoas. Caracteriza-se por um clima mais ameno e uma vegetação diversificada, com matas, rios e serras. É uma região de grande importância agrícola, com plantações de cana-de-açúcar, milho, feijão e outros cultivos. Além disso, o Agreste abriga cidades históricas, como Palmeira dos Índios e Arapiraca, e oferece opções de turismo rural, ecoturismo e aventura.

Caatinga: A Caatinga é um bioma típico do Nordeste brasileiro, presente também em parte de Alagoas. Caracteriza-se por uma vegetação adaptada às condições de seca, com árvores espinhosas, cactos e plantas resistentes. Apesar das condições adversas, a Caatinga possui uma biodiversidade única, com diversas espécies de fauna e flora. A região oferece paisagens deslumbrantes, trilhas ecológicas e a oportunidade de conhecer a cultura sertaneja.

Cânions do São Francisco: Os Cânions do São Francisco são formações geológicas impressionantes localizadas na divisa entre Alagoas e Sergipe. Esses cânions são esculpidos pelo Rio São Francisco ao longo de milhares de anos, resultando em paredões rochosos imponentes e cenários de beleza ímpar. A região oferece passeios de barco pelos cânions, trilhas, banhos nas águas do rio e a contemplação de uma paisagem exuberante. Os Cânions do São Francisco estão localizados em uma área de transição entre a Caatinga e o Agreste, apresentando características climáticas e de vegetação semelhantes. No entanto, a presença do rio São Francisco proporciona um ambiente mais favorável à agricultura irrigada.

Mares e Rios do Sul e Litoral Norte: Alagoas possui um litoral privilegiado, com praias de areias brancas e águas cristalinas. Tanto no litoral sul como no litoral norte, é possível encontrar praias paradisíacas, como Maragogi, São Miguel dos Milagres, Pajuçara e Japaratinga. Além disso, a região é marcada por belas lagoas, como a Lagoa Mundaú e a Lagoa do Manguaba. A diversidade de ecossistemas marinhos proporciona atividades como mergulho, passeios de barco, surf e a contemplação de belas paisagens costeiras. Tanto no sul como no norte, o clima é tropical úmido, com temperaturas elevadas ao longo do ano e chuvas bem distribuídas. A vegetação predominante é a restinga, com coqueiros e outras espécies adaptadas à proximidade do mar. Nas áreas costeiras, encontram-se comunidades de pescadores que dependem dos mares e rios para sua subsistência, cultivando mariscos, peixes e crustáceos.

Serginho Jucá nos preparativos do menu especial para o 1° Encontro das Instâncias de Governança Turística do estado.

Serginho Jucá nos preparativos do menu especial para o 1° Encontro das Instâncias de Governança Turística do estado.

Durante o 1° Encontro das Instâncias de Governança Turística do estado, além da experiência gastronômica proporcionada pelo menu elaborado, os participantes puderam desfrutar de palestras enriquecedoras. Uma delas foi a palestra intitulada “O Empreendedorismo que Transforma Pessoas e Comunidades”, ministrada por Luciana Balbino. Outra palestra de destaque foi sobre “A Importância da Capacitação do Trade Turístico”.

Além das palestras, houve painéis temáticos que apresentaram os principais cases de sucesso de cada uma das instâncias de governança turística. Esses painéis tinham como objetivo compartilhar as boas práticas e iniciativas desenvolvidas pelas instituições para impulsionar o turismo em Alagoas.

Prato da Caatinga - Carneiro cozido ao vinho com farofinha de cuscuz, ovo e vinagrete de maxixe

Prato da Caatinga – Carneiro cozido ao vinho com farofinha de cuscuz, ovo e vinagrete de maxixe

Foi uma imensa satisfação participar desse evento a convite do Sebrae, pois há 11 anos venho trabalhando incansavelmente no Sur, valorizando a riqueza da gastronomia alagoana e seus produtos. Poder oferecer uma degustação, proporcionando uma experiência gastronômica única, em um formato cuidadosamente empratado ao invés do tradicional buffet, foi um momento de grande felicidade para mim e para todos os presentes.

Prato do Cânions do São Francisco - Sorvete de tapioca com calda de umbu, queijo coalho grelhado e ouricuri torrado.

Prato do Cânions do São Francisco – Sorvete de tapioca com calda de umbu, queijo coalho grelhado e ouricuri torrado.

Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre o 1° Encontro das Instâncias de Governança Turística de Alagoas e as regiões do estado. Fiquem atentos aos próximos blogs, pois continuaremos explorando as maravilhas de Alagoas e suas riquezas culturais, turísticas e gastronômicas.

Até a próxima!

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *